jornalpalavra

jornalpalavra

D. Francisco Senra Coelho, Arcebispo de Évora

Arcebispo de Évora apela a “uma economia de comunhão”

Na mensagem de Natal dirigida a todos, “cristãos e pessoas de boa vontade”, o arcebispo de Évora convida os que “se alimentam do Pão da Palavra de Cristo e da Eucaristia” a multiplicar “o pão distribuído a quem tem fome”.

Este convite decorre do Plano de Pastoral lançado pela arquidiocese no início do ano pastoral e visa «cuidar e inserir os sedentos da Esperança», pondo em prática o mandato de Jesus, «dai-lhes vós mesmos de comer». Lembrando este princípio objetivo da pastoral diocesana, D. Francisco Senra quer reafirmar a necessidade de “consolidar nas comunidades cristãs a missão de cuidar e inserir todos os que procuram um sentido de esperança” através da atenção “aos mais necessitados, aos que são diferentes porque vêm de outros lugares e de outras culturas, aos que estão desenraizados ou sofrem qualquer tipo de carência” refere na mensagem.

Recorda o arcebispo de Évora as palavras do Papa Francisco quando afirma “«No mundo, procura-se sempre aumentar os lucros, aumentar o volume de negócios… Sim, mas com que finalidade?» e acrescentando que esta “economia que mata” é contrária ao Evangelho e só se combate “através de uma economia de comunhão” e da globalização da solidariedade, pois, como afirma o Santo Padre, “a ‘economia’ do Evangelho multiplica partilhando, alimenta distribuindo; não satisfaz a voracidade de poucos, mas dá vida ao mundo”.

Recordando o distanciamento que ainda é necessário manter entre as pessoas, o Arcebispo de Évora alerta para o facto de “o que não podemos fazer pela distância que nos protege, podemos fazer na qualidade e na criatividade da nossa presença”.

Autor