A partir de amanhã, 1 de julho, passa a ser permitido cortar a água, a eletricidade e as comunicações por falta de pagamento. A proibição imposta como medida de proteção para aqueles que perderam rendimentos por causa da pandemia chega ao fim e deixa desprotegidas muitas famílias que terão que pagar para não ficarem sem estes serviços.
De acordo com os dados da DECO são muitos milhares de consumidores que se encontram nesta situação e que a partir de amanhã vão ter que pagar as contas mensais e o que não foi pago dos meses anteriores. A situação de quebra de rendimentos que se mantém nestas famílias requer, segundo a DECO, a celebração de um acordo para pagamento dentro das possibilidades que os rendimentos atuais permitem, para não serem privados destes bens essenciais.
A DECO alerta para o facto de que os consumidores que estejam desempregados ou tenham perdido 20% ou mais dos seus rendimentos, poderem cancelar os contratos mesmo que estes estejam afetados pela fidelização, como é o caso dos contratos com empresas de telecomunicações.
Pelo menos para já não há notícia de que o fim desta medida seja alterado ou possa haver um período de transição. Os consumidores devem, por isso, estar atentos para não serem surpreendidos com os cortes no fornecimentos destes bens.


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