jornalpalavra

jornalpalavra

Conselho de Ministros vai rever as medidas de proteção à Covid-19

Depois da reunião no Infarmed realizada na passada terça feira, dia 27, o governo prepara-se para hoje, em conselho de Ministros, definir as novas regras de proteção contra a Covid-19 e de alívio para a economia.

Com cerca de 50% da população inoculada com as duas doses da vacina e com os maiores de 18 anos já em curso, o governo admite ter margem de segurança para aliviar as medidas restritivas que estão a limitar algumas atividades económicas e a impedir outras como são os estabelecimentos de diversão noturna, bares e discotecas, entre outras.

Os especialistas, no entanto, entendem que Portugal se mantém no nível 1 da vacinação e enquanto não passar os 60% não entra no nível 2. O desconfinamento deve ser feito por fases, segundo os especialistas e devem manter-se as medidas tanto durante o nível 1 como no nível 2 para os eventos do interior. No exterior podem realizar-se eventos que garantam o controle do distanciamento, caso contrário devem evitar-se.

O Presidente da República bem como alguns membros do governo, como o Primeiro Ministro, entendem haver margem para algum alívio possibilitando a dinamização da economia.

Portugal está sob a ameaça da variante Delta que representa 98% das infeções e mantém-se acima dos 400 casos por 100 mil habitantes e um R(t) de 1,01.

O Boletim da DGS dá conta de 3452 novos casos nas últimas 24 horas, 934 internamentos e 200 em Cuidados Intensivos. O Alentejo registou mais 115 novas infeções.

Autor