O mês de abril é assinalado pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) como o mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, uma campanha simbolizada pelo Laço Azul.
Em Reguengos a CPCJ marca o edifício da Câmara Municipal com iluminação em azul, distribui lápis pelas escolas do concelho e no dia 29 de abril convida a população a vestir-se de azul.
Com base na história de Bonnie W. Finney que perdeu o seu neto por maus tratos, “o Azul funciona para mim como um constante alerta, para lutar pela proteção das crianças”.
O azul, que simboliza a cor das lesões, tornou-se assim o símbolo da proteção das crianças contra os maus-tratos.
Em Portugal, é divulgada por todo o território, quer pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, quer pelas CPCJ, que realizam numerosas ações de prevenção contra os maus-tratos.
“Serei o que me deres…que seja amor”, é o Slogan da Comissão Nacional.
Posteriormente, a CPCJ assinala o mês de maio como o mês da Família, realçando o Dia Internacional da Família com publicações no facebook da CPCJ.
Ainda em maio, dia 20, realiza-se o Encontro Regional das CPCJ, será apresentado o Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens de Reguengos de Monsaraz.
Encontra-se ainda por confirmar o encontro nacional de CPCJ em Reguengos de Monsaraz, que estava marcado para maio de 2020 e foi adiado para outubro do mesmo ano, porém a pandemia não permitiu a sua realização.
Mais Noticías
Victor Martelo publica livro de memórias
São Marcos do Campo em Festa
14 a 21 de abril: Semana de Oração pelas Vocações