De acordo com o Plano de desconfinamento reabriram ontem as creches, o pré-escolar e o 1º Ciclo e as atividades de tempos livres (ATL) destinadas às crianças até ao primeiro ciclo. O 2º e 3º Ciclos iniciam as atividades letivas presenciais no dia 5 de abril, enquanto o ensino Secundário e Ensino Superior só vão reabrir a 19 de abril.
Este regresso muito aguardado pelos pais e pelas crianças, vítimas de um confinamento prolongado, foi recebido com grande esperança, mas com preocupação. Em declarações ao jornal PALAVRA, a Vice-presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Élia Quintas, referiu que “a preparação do regresso às aulas dos mais novos – creches, educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico – aconteceu com tranquilidade e de acordo com as orientações emanadas pelo Ministério da Educação colocadas em prática sob a gestão do Agrupamento de Escolas. Em termos de preparação dos espaços físicos e da sua funcionalidade mantiveram-se as medidas já definidas anteriormente e que integram o Plano de Contingência. A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz manteve, como é hábito, o papel de parceiro de primeira linha”.
O regresso, de acordo com o Plano do Governo implica a testagem dos professores e não docentes, Élia Quintas, refere que “a testagem de docentes e não docentes dos ciclos de ensino que iniciam atividades hoje, dia 15 de março, está prevista entre os dias 16 e 19 de março”, para o qual o Agrupamento de Escolas enviou para a DGEstE- Direção de Serviços da Região Alentejo a lista das pessoas a testar e aguardam-se neste momento as ” indicações concretas sobre a data em que decorrerão os testes” que “respeitando mais uma vez as orientações da tutela, acontecerá em princípio na escola sede – Escola Secundária Conde de Monsaraz”.
Quanto aos alunos só há indicação para a testagem do secundário que serão testados “aquando do seu regresso (19 de abril), desconhecendo-se a existência de diretrizes sobre os restantes ciclos de ensino” adiante Élia Quintas.
O uso da máscara é recomendado aos alunos a partir do 1º Ciclo, estando “prevista a compra de máscaras para distribuição aos mesmos – ação que pode ser complementada, em caso de necessidade, com o apoio da Proteção Civil Municipal” acrescenta Élia Quintas.
Mais Noticías
Victor Martelo publica livro de memórias
São Marcos do Campo em Festa
14 a 21 de abril: Semana de Oração pelas Vocações