jornalpalavra

jornalpalavra

Governo apresenta desconfinamento em três fases

Governo define três fases distintas para desconfinamento. A primeira com início a 1 de agosto, a segunda no início de setembro com 70% de vacinação e a terceira em outubro com 89% de vacinação.

As medidas previstas para todo o país, sem diferenciação de concelhos são o fim da limitação de horários ao fim de semana para restaurantes e salas de espetáculos, mas com encerramento às 02h00. Utilização generalizada de Certificado Digital de Vacinação ou de teste com resultado negativo para viagens de avião ou de barco e para salas de espetáculo, restaurantes e alojamentos turísticos também nos alojamentos locais.

A partir do dia 1 de agosto e contando com 50% da população vacinada com as duas doses, termina a limitação horária de circulação na via pública; os eventos desportivos podem ter público, mas com regras que a DGS vai definir; Espetáculos culturais passam a poder ter a lotação de 66%; Festas de família (casamentos e batizados) têm o limite de lotação de 50%; Equipamentos de diversão podem funcionar com autorização dos municípios e regras da DGS; O teletrabalho passa de obrigatório a recomendado. Bares e discotecas continuam proibidos de funcionar assim como as festas e romarias populares.

Na segunda fase, quando for atingido 70% da vacinação, em princípio no início de setembro, Deixa de ser obrigatório o uso de máscara nas ruas com exceção nos ajuntamentos; Festas familiares e espetáculos culturais passam de lotação de 50% para 75%; Os transportes públicos deixam de ter limites de lotação e os serviços públicos passam a atendimento normal.

A partir de outubro, com 80% da população vacinada, inicia a terceira fase e abrem os bares e as discotecas mediante a apresentação do Certificado Digital. Termina a limitação de lotação tanto em restaurantes como em outros espaços culturais ou sociais.

Autor