jornalpalavra

jornalpalavra

Irmãs que vão substituir os cartuxos já chegaram a Évora

Chegaram a Évora as Irmãs Servidoras do Senhor que irão ocupar o convento da Cartuxa, onde viveram os monges cartuxos que recentemente deixaram a cidade onde estiveram ininterruptamente desde 1960.

No dia 5 de março o Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra, recebeu as oito irmãs, oriundas de várias nacionalidades com a sua Prioreza, uma religiosa de origem holandesa. A receção realizou-se na Igreja de S. Francisco em Évora, durante a celebração da Eucaristia presidida pelo prelado. Após a celebração as irmãs foram conhecer a casa, junto à referida Igreja de S. Francisco, onde irão residir até que as obras no edifício do mosteiro da Cartuxa, esteja, concluídas.

A obras do mosteiro sofreram atraso por dificuldades na sua adjudicação, mas espera-se que dentro de seis meses estejam concluídas e possam receber a comunidade de religiosas contemplativas, como é desejo do Arcebispo de Évora.

No domingo dia 7, as irmãs deslocaram-se ao mosteiro com D. Francisco para conhecerem o espaço. Na imponente igreja foi celebrada a Eucaristia, presidida pelo Arcebispo de Évora e realizou-se uma visita guiada pelas instalações, acompanhada por muito jornalistas que se deslocaram ao local dada a importância do momento.

As obras do mosteiro, de acordo com declarações de D. Francisco, apontam para perto de meio milhão e irão dotar a casa de uma ala para residência das irmãs e uma outra para hospedaria.

Autor