No próximo domingo, dia 25, celebra-se o primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, instituído pelo Papa Francisco no passado dia 31 de janeiro. A festa litúrgica de S. Joaquim e Santa Ana, pais de Nossa Senhora e avós de Jesus, era o dia em que, tradicionalmente se foi celebrando o dia dos avós.
A decisão do Papa Francisco, em contexto de pandemia, pretende dar aos idosos um lugar de destaque para que sejam reconhecidos e atendidos nas próprias famílias e/ou pelos mais novos. O Papa fala mesmo dos anjos que aparecem na vida dos idosos com o rosto dos netos ou de outro familiar.
O Papa escolheu como tema para a mensagem deste dia a frase “Eu estou contigo todos os dias” tirada do evangelho de Mateus 28, 20 e que chama a tenção para o facto de muitos idosos estarem sozinhos.
Na mensagem o Papa Francisco deixa alguns desafios concretos “que os netos visitem os avós, que os jovens se organizem e visitem os idosos que estão sozinhos tantos nas suas casas como nos lares, que as paróquias celebrem a Missa dedicada aos avós. Aos idosos e avós o Papa pede que partilhem “um sonho, uma memória e uma oração”.
Em Reguengos os jovens responsáveis das JMJ (Jornada Mundial da Juventude) reuniram hoje com o pároco para preparar ações concretas que serão propostas a todos os jovens e que vão marcar este dia na proximidade com os avós e idosos.
A nível nacional o Departamento Nacional da Pastoral de Família preparou o programa que segue abaixo para que quem entender possa participar.
Mais Noticías
Victor Martelo publica livro de memórias
São Marcos do Campo em Festa
14 a 21 de abril: Semana de Oração pelas Vocações