O Plano de reabertura do confinamento pode começar, a conta-gotas, porque “temos 105 novos casos por 100 mil habitantes, francamente abaixo dos 240”, mas temos que o fazer com prudência porque estamos pior do que em setembro e do que em maio no final do primeiro Estado de Emergência, são as justificações do Primeiro Ministro, António Costa.
Continua até à Páscoa o dever de confinamento, manter a proibição de circulação entre concelhos aos fins de semana e na semana anterior à Páscoa entre 26 de março e 5 de abril.
A abertura com as creches, pré-escolar e 1º Ciclo e ATL para as mesmas idades, já na próxima segunda feira 15 de março. No mesmo dia podem abrir as lojas de comércio local de bens não essenciais ao postigo, livrarias, barbearias, cabeleireiros e manicures, bibliotecas e arquivos.
No dia 5 de abril iniciam as aulas presenciais para os 2º e 3º Ciclos, equipamentos sociais para deficientes, museus, monumentos, palácios, galerias de arte. Também no dia 5 de abril abrem as lojas com mais de 200m2 com porta para a rua, feiras e mercados não alimentares, mas dependente da decisão camarária. Abrem também as esplanadas com máximo de 4 pessoas, desporto de baixo risco e atividades ao ar livre até quatro pessoas e ginásios sem aulas de grupo
Já no dia 19 de abril vão abrir o ensino secundário e superior, os cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculo. Abrem também as lojas dos Centros Comerciais, os restaurantes, cafés e pastelarias até às 22 horas e até às 13 horas nos fins de semana com limite de pessoas. Podem realizar-se atividades desportivas de médio risco ou ao ar livre com seis pessoas e ginásios sem aulas em grupo. Outros eventos com limite de participação, casamentos e batizados com 25% da lotação.
No dia 3 de maio abrem os restaurantes, cafés e pastelarias ainda com limite de pessoas, mas sem limite de horário. Abrem todas as modalidades desportivas e atividades físicas ao ar livre e ginásios. Podem realizar-se eventos no exterior e interior com restrição de pessoas, casamento e batizados com 50% da lotação.
Mantêm-se as limitações de horário do comércio até às 21h00 de semana, até às 13h00 no fim de semana e até às 19h00 nos fins de semana para o retalho alimentar.
Estas medidas aplicam-se se nos mantivermos abaixo da linha vermelha que significa manter abaixo dos 120 novos casos por 100 mil habitantes e uma Rt abaixo de 1. O Plano vai ser avaliado continuamente e as medidas serão mantidas ou alteradas de acordo com a avaliação.
Mais Noticías
Victor Martelo publica livro de memórias
São Marcos do Campo em Festa
14 a 21 de abril: Semana de Oração pelas Vocações