jornalpalavra

jornalpalavra

Seca em Portugal: Cinco milhões para sensibilização

Depois do Ex Ministro da Agricultura Capoulas Santos ter vindo dizer que “a falta de água é relativa”, querendo com isso valorizar a importância da Barragem de Alqueva, Marques Fernandes, Ministro do Ambiente veio dizer que “a situação da seca em Portugal não é conjuntural, é mesmo estrutural”.

O Governo prepara-se para avançar com cinco milhões de euros para campanhas de sensibilização no sentido de redução do consumo e poupança de água e para encontrar soluções de contingência.

Para já mantem-se a suspensão na produção de eletricidade em algumas barragens para manter o nível de reserva de água para abastecimento às populações para dois anos, como referiu o ministro e estuda-se a possibilidade de criar, com dinheiros da bazuca, uma central de dessalinização da água do mar para consumo.

Para já a solução parece estar na redução do consumo evitando o desperdício, a lavagem de carros e o enchimento de piscinas particulares e rega de jardins, proposta da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

A seca está a provocar uma reflexão generalizada sobre o uso moderado da água e as medidas necessárias a tomar pelas autarquias para superar o problema da escassez de água. As primeiras reuniões já se realizaram no Algarve. Está previsto, como noticiámos, uma reunião de reflexão sobre o regadio para Reguengos de Monsaraz.

Autor