A Unidade Pastoral de Reguengos decidiu realizar a Eucaristia em honra de Santo António reunindo todas as suas comunidades cristãs, na Praça da Liberdade, com a presença das imagens dos padroeiros, como era habitual fazer-se antes da pandemia.
De acordo com as indicações do pároco, “foram consultados os responsáveis pelas celebrações dominicais, que representam as diversas comunidades, e a opinião geral foi favorável à realização da Eucaristia de Santo António”. A intenção segundo o padre Manuel José, é “rezar juntos por todos os que faleceram durante a pandemia, tanto os que morreram com Covid-19 como os que faleceram por outras razões e reunir as famílias numa celebração que não puderam ter por causa das restrições impostas. Pretendemos ainda dar graças a Deus por todos os que dedicadamente protegeram os mais frágeis e trabalharam a favor da comunidade, onde se incluem todos os profissionais de saúde, os profissionais dos Lares e cuidadores de idosos, a GNR, a Proteção Civil, os Bombeiros Voluntários, e por todos aqueles que, no silêncio, cuidaram de alguém”.
A celebração será transmitida através do site e da página de Facebook do Jornal PALAVRA.
O pároco referiu ainda que, “tendo em conta a ausência total de casos positivos no concelho de Reguengos e nos concelhos mais próximos e também o nível de desconfinamento atribuído à generalidade dos concelhos do Alentejo, não há razão para que não se realize a Festa que tem tanto significado para todas as comunidades cristãs e para o concelho em particular”.
Consciente de que a pandemia ainda não terminou, o padre Manuel José afirma que “tentaremos cumprir todos os requisitos previstos, no sentido de garantir o distanciamento necessário em situações como esta. De qualquer modo, as pessoas já estão habituadas a ter cuidado quando vêm à Missa e quando vão ao supermercado. Não será nesse dia e nessa celebração que vão esquecer os cuidados que devem ter”.
A celebração realiza-se no dia 13 de junho com a chegada das imagens das aldeias às 10h30 e celebração da Eucaristia às 11h00.
O pároco confidenciou que o Senhor Arcebispo, D. Francisco Senra, foi convidado, mas a agenda episcopal desse dia torna impossível a sua presença física, mas acredita que ele se fará presente de alguma forma e adiantou que o Arcebispo de Évora “prometeu estar presente no próximo ano”.
O pároco adiantou que “ao contrário do que tem vindo a ser feito nos últimos anos, por causa da pandemia, não haverá almoço comunitário, porque, isso sim, seria proporcionar um ajuntamento descontrolado e perigoso, tendo em conta que a pandemia ainda não terminou”.
A decisão da paróquia, afirma o padre Manuel José, “está, naturalmente dependente de se manter a situação epidemiológica do concelho até ao dia 13 de junho”.
Recorde-se que Santo António é o padroeiro do concelho de Reguengos Monsaraz e o orago da paróquia da cidade, devoção que se perde nos tempos do pastoreio nesta região. ◄
Mais Noticías
Victor Martelo publica livro de memórias
São Marcos do Campo em Festa
14 a 21 de abril: Semana de Oração pelas Vocações