jornalpalavra

jornalpalavra

Unidade Pastoral de Reguengos prepara Sínodo

Em preparação para o Sínodo dos Bispos que se realiza em outubro de 2023, sob o tema “a sinodalidade”, a Unidade Pastoral de Reguengos entrou em dinâmica sinodal para responder às questões enviadas pelo Papa Francisco.

A sinodalidade característica própria da Igreja, exige a comunhão e a partilha na vida da Igreja, assumindo uma atitude de caminho em conjunto, numa responsabilização de todos pelas decisões e ações da vida eclesial. De acordo com as orientações do Papa Francisco, a realidade é mais importante do que as ideias e deve ser alvo de uma reflexão por parte de todos na Igreja. Conhecer a realidade e enfrentá-la sem rodeios nem maquilhagens à luz da Palavra de Deus para um discernimento mais eficaz.

A leitura implicativa da Palavra de Deus e da realidade é o meio através do qual o Espírito ilumina a Igreja para tecer as coordenadas de um caminho definido em conjunto. Um caminho que passa por procurar e encontrar a verdade e tomar de cisões a partir dessa verdade encontrada. Este é um trabalho de todos que já teve algumas experiências na Unidade Pastoral de Reguengos, particularmente nas duas dezenas de Assembleias Pastorais que se realizaram nos últimos anos, só interrompidas pela pandemia.

Aproveitando a proposta do Papa na preparação do Sínodo dos Bispos, realizou-se ontem um encontro com os orientadores das celebrações dominicais na ausência do presbítero para iniciar a reflexão e resposta às questões enviadas de Roma, em todas as comunidades cristãs. No próximo sábado realiza-se em Reguengos de Monsaraz e em todas as comunidades da Unidade Pastoral o primeiro encontro de reflexão na dinâmica sinodal. Os encontros estão abertos a todos os que desejarem participar.

 

Autor