jornalpalavra

jornalpalavra

Só 48% de imunizados, diz Estudo da Ordem dos Médicos

A Ordem dos Médicos promoveu um Estudo sobre a imunidade dos portugueses relativamente ao SARS-CoV-2.

O Estudo que acompanhou 600 voluntários que tinham estado infetados com Covid-19 ontem, dia 17 de fevereiro, numa conferência de imprensa via zoom. Após 10 meses de acompanhamento, os resultados obtidos, são ainda preliminares, mas já permitem tirar algumas conclusões. Os resultados finais, de acordo com o Bastonário Miguel Guimarães estarão disponíveis em breve.

O Estudo analisou a resposta imunitária de 608 doentes, incluiu pessoas infetadas na primeira vaga de norte a sul do país sendo que, de acordo com a informação do site da Ordem dos Médicos, 36% são do Norte, 22% do Centro e do Sul 42%. Relativamente às idades 44% com mais de 50 anos, 22% entre os 30 e os 50 anos e 22% entre os 17 e os 30 anos. Entre os participantes, divididos entre assintomáticos cerca de 19% e sintomáticos 80%, havia profissionais de saúde e utentes de lares para além da população em geral.

Das conclusões preliminares salienta-se que logo na primeira verificação foi excluído 1/4 dos participantes por já não terem imunidade; Dos restantes, 76% que tinham anticorpos na primeira verificação alguns foram-na perdendo até à terceira e outros até à quarta análise. Na quarta análise verificou-se a falta de 103 pessoas por impedimentos determinados pela pandemia, mas virão ainda a ser analisados. No final ficaram 460 participantes que ficaram após a primeira análise, passados 10 meses apenas 225 continuam com anticorpos o que significa 48% de pessoas imunizadas.

Há ainda muitas variantes que é necessário estudar, conclui o relatório da Ordem dos Médicos, mas não eram objetivo deste Estudo.

Promovido pela ordem dos médicos teve como parceiros a Fundação Vox Populi, Fundação Manuel Viegas Guerreiro, Fundação The Claude and Sofia Marion Foundation, Fundação Álvaro Carvalho, Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa e Universidade Nova de Lisboa.

Veja aqui a apresentação.

 

Autor