Na Resolução do último Conselho de Ministros para o estabelecimento da estratégia de levantamento das medidas de desconfinamento são apresentadas para o dia de amanhã a abertura das Creches, do pré-escolar e do 1º Ciclo e ATL correspondente às idades destes níveis. O comércio em geral pode iniciar a atividade, mas com venda ao postigo. Os cabeleireiros, manicures e similares vão também abrir as portas, assim como livrarias, comércio automóvel e mediação imobiliária, bibliotecas e arquivos.
Para o dia 5 de abril prevê o governo a abertura do 2º 3 º Ciclos e ATL correspondente. Abrem os Equipamentos Sociais da área da deficiência e os Centros de Dia. Museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares. As lojas com mais de 200 m2 com porta para a rua. As Feiras e mercados não alimentares carecem de decisão camarária. Esplanadas (máximo de quatro pessoas por grupo). Modalidades desportivas de baixo risco. Atividade física ao ar livre até quatro pessoas e ginásios sem aulas de grupo.
No dia 19 de abril inicia atividade letiva presencial o Ensino secundário e o Ensino superior. Atividades formativas em regime presencial. Cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos. Lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação. Todas as lojas e centros comerciais. Restaurantes, cafés e pastelarias (no interior, máximo de quatro pessoas por grupo; em esplanadas, máximo de seis pessoas por grupo) até às 22 h durante a semana e 13h ao fim de semana e feriados. Modalidades desportivas de médio risco. Atividade física ao ar livre até seis pessoas e ginásios sem aulas de grupo. Eventos exteriores com diminuição de lotação. Casamentos e batizados com 25 % de lotação.
No dia 3 de maio podem abrir os Restaurantes, cafés e pastelarias (no interior, máximo de 6 pessoas por grupo; em esplanadas, máximo de 10 pessoas por grupo) sem limite de horários. Todas as modalidades desportivas. Atividade física ao ar livre e ginásios. Grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação. Casamentos e batizados com 50 % de lotação.
Recorde-se que os Centros de Dia foram encerrados em março de 2020 e nunca mais voltaram a funcionar na grande maioria das Instituições de Solidariedade Social. Os idosos têm sido das pessoas que mais têm sofrido com o isolamento a que a pandemia tem obrigado. Com esta abertura haverá uma esperança de vencer a solidão tão marcadamente presentes nestas idades.

Mais Noticías
Victor Martelo publica livro de memórias
São Marcos do Campo em Festa
14 a 21 de abril: Semana de Oração pelas Vocações