Instituído desde 1999 o Dia Europeu do melanoma celebra-se durante o mês de maio sem dia fixo. Em Portugal celebrou-se este ano no passado dia 11.
Trata-se de uma doença que pode ser grave e que precisa ser travada, num país de sol como é o nosso caso.
A celebração deste dia pretende alertar a população para os perigos da exposição solar excessiva e os malefícios que esta pode originar na pele.
O melanoma é o tipo de cancro da pele mais grave. Todos os anos, surgem mais de 10 mil novos casos de melanoma em Portugal.
Portugal gasta anualmente 20 milhões de euros no tratamento e diagnóstico dos cancros de pele, sendo o melanoma o mais mortal de todos.
A gravidade deste tipo de cancro exige uma vigilância permanente de cada um à sua pele e uma aprendizagem para avaliar os sinais que vão surgindo e a sua evolução para evitar problemas graves e sem retorno.
Detetados atempadamente e tratados na fase inicial a possibilidade de cura é maior. Verificar e consultar um médico são os primeiros passos no êxito sobre este tipo de doença.
Que é preciso fazer?
- Detetar o sinal
- Verificar o tamanho, forma, bordo, cor:
- A: Assimetria (a forma do sinal é irregular, não redonda)
- B: Bordo (o contorno do sinal é irregular, mal delimitado)
- C: Cor (o sinal não apresenta uma cor uniforme, tem várias cores)
- D: Diâmetro (o diâmetro do sinal é superior a 5 mm)
- E: Espessamento recente
Se verificar que um sinal se altera em pouco tempo, deve recorrer a um médico dermatologista para observação.
Cuidados a ter
- Aplicar protetor solar de índice elevado
- Evitar a exposição solar no período entre as 11 horas e as 16 horas
- Usar óculos e chapéus
- Não fazer solário
O melanoma pode afetar qualquer pessoa, em qualquer idade, mas é mais comum em pessoas com mais de 50 anos, para além de ter 10 vezes maior probabilidade de ocorrer em indivíduos de raça branca do que de raça negra.
Conforme noticiámos vai realizar-se, em Reguengos, um rastreio de cancro de pele. Aproveite esta oportunidade.


Mais Noticías
Victor Martelo publica livro de memórias
São Marcos do Campo em Festa
14 a 21 de abril: Semana de Oração pelas Vocações