Ranking das Escolas
No final de junho, a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência em conjunto com o Júri Nacional de Exames do Ministério de Educação, apresentaram os indicadores estatísticos sobre os resultados escolares obtidos nas provas finais e exames nacionais realizados nas escolas portuguesas. São vários os rankings publicados, todos eles com informação sobre o ranking geral e o ranking de sucesso que cada escola ocupa a nível nacional.
No ranking das escolas do Jornal Público em parceria com a Católica Porto Business School, foram ordenados os estabelecimentos de ensino onde se realizaram mais de 50 provas. Neste ranking a Escola Secundária Conde de Monsaraz ocupa a 449.ª posição em 1.027 estabelecimentos escolares, relativamente às provas finais do 9.º ano. Em relação ao ensino secundário consta na 465.ª posição em 583 escolas.
Enquanto o ranking geral do referido jornal tem em consideração os resultados das provas finais e dos exames nacionais, o ranking de sucesso considera a percentagem de alunos da escola que obtiveram nota positiva nos exames após um percurso sem retenções ao longo do ciclo de estudos em análise (3.º ciclo do básico ou ensino secundário).
Na Escola Secundária Conde de Monsaraz a média das provas finais do 9.º ano, no ano letivo transato foi de 3,03 (de 0 a 5), na disciplina de português os alunos do 9.º ano obtiveram uma média de 3,14 e a matemática de 2,93. No ensino secundário a média dos exames na Escola Secundária Conde de Monsaraz foi de 9,58 (de 0 a 20). A média nos exames nacionais realizados em Reguengos de Monsaraz foi de 10,53 a Português; 8,78 a Matemática; 9,87 a Biologia; 7,66 a Física e Química; 9,21 a Geografia; 10,23 a História; 10,80 a Matemática Aplicada às Ciências Sociais e 8,52 a Filosofia.
No que respeita ao ranking de sucesso do jornal Público a Escola Secundária Conde de Monsaraz ocupa a posição 287.º em 542 estabelecimentos de ensino secundário. Na tabela do ranking de sucesso, destaque para a Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade, em Redondo, por surgir na 10.ª posição a nível nacional.
No que se refere ao 9º ano não é possível indicar o resultado, para a Escola Secundária Conde de Monsaraz, uma vez que o Ministério da Educação só fornece dados sobre os percursos de sucesso para as escolas de Portugal Continental com um mínimo de 50 alunos na amostra agregada dos últimos 3 anos letivos.
O portal InfoEscolas disponibiliza dados adicionais sobre as provas finais e exames nacionais realizados em 2019. ◄