O Projeto “PANDDA – Os cidadãos como Promotores da susteNtabiliDaDe da Água” pretende promover a adoção de práticas de consumo responsável e de uso mais eficiente da água, através de formação e sensibilização adequada no âmbito do ciclo da água, alterações climáticas e estratégias de gestão do uso da água a nível residencial doméstico (podendo incluir atividades de jardinagem). Este projeto irá convergir com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas e é da responsabilidade da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH). Tem como alvos a região do Alentejo e bacia do Guadiana, pela escassez de água, e a região de Lisboa e Vale do Tejo, pela elevada densidade populacional. Daqui resulta a entrada neste projeto de dois parceiros, respetivamente a Câmara de Reguengos de Monsaraz e os Serviços Municipalizados de Torres Vedras.
Na prática o PANDDA fará um estudo com 40 famílias/agregados de cada concelho, em articulação com a respetiva estrutura camarária, num total estimado de 240 pessoas e incluirá: – inicialmente os participantes (1 por família) terão uma ação de formação sobre as questões da água (o seu ciclo, qualidade, poluição e ameaças relacionadas com as alterações climáticas); – será entregue a cada família um kit de utilização eficiente da água (redutores de caudal, cantis reutilizáveis) e material de apoio com sugestões de poupança de água; – com estas ferramentas, cada família explorará a maneira de reduzir os seus gastos de água, promovendo-se a competição saudável entre famílias neste contexto; – a verificação final do desafio incluirá as leituras comparativas dos contadores de água de cada família entre o início e o fim do período de estudo, além de partilha de experiências entre os participantes e a criação de novos materiais para Educação Ambiental a disponibilizar no portal do projeto. Os resultados finais serão utilizados para o calculo da chamada Pegada Hídrica de cada família.
As metodologias do PANDDA permitirão estimular novos comportamentos e envolver os núcleos familiares numa competição saudável pela descoberta de novas possibilidades de gestão da água a nível doméstico, com consequentes poupanças económicas e incremento da sustentabilidade ambiental. É assim objetivo deste projeto fornecer aos cidadãos as ferramentas para mudar hábitos e estratégias de redução de consumos potenciando o uso responsável da água.
Se quer participar com a sua família/agregado familiar neste desafio, está disponível uma ficha de inscrição no sítio web da CM de Reguengos de Monsaraz.
Mais Noticías
Victor Martelo publica livro de memórias
São Marcos do Campo em Festa
14 a 21 de abril: Semana de Oração pelas Vocações