jornalpalavra

jornalpalavra

Aprender a poupar água com o Projeto PANDDA

O Projeto “PANDDA – Os cidadãos como Promotores da susteNtabiliDaDe da Água” pretende promover a adoção de práticas de consumo responsável e de uso mais eficiente da água, através de formação e sensibilização adequada no âmbito do ciclo da água, alterações climáticas e estratégias de gestão do uso da água a nível residencial doméstico (podendo incluir atividades de jardinagem). Este projeto irá convergir com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas e é da responsabilidade da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH). Tem como alvos a região do Alentejo e bacia do Guadiana, pela escassez de água, e a região de Lisboa e Vale do Tejo, pela elevada densidade populacional. Daqui resulta a entrada neste projeto de dois parceiros, respetivamente a Câmara de Reguengos de Monsaraz e os Serviços Municipalizados de Torres Vedras.
Na prática o PANDDA fará um estudo com 40 famílias/agregados de cada concelho, em articulação com a respetiva estrutura camarária, num total estimado de 240 pessoas e incluirá: – inicialmente os participantes (1 por família) terão uma ação de formação sobre as questões da água (o seu ciclo, qualidade, poluição e ameaças relacionadas com as alterações climáticas); – será entregue a cada família um kit de utilização eficiente da água (redutores de caudal, cantis reutilizáveis) e material de apoio com sugestões de poupança de água; – com estas ferramentas, cada família explorará a maneira de reduzir os seus gastos de água, promovendo-se a competição saudável entre famílias neste contexto; – a verificação final do desafio incluirá as leituras comparativas dos contadores de água de cada família entre o início e o fim do período de estudo, além de partilha de experiências entre os participantes e a criação de novos materiais para Educação Ambiental a disponibilizar no portal do projeto. Os resultados finais serão utilizados para o calculo da chamada Pegada Hídrica de cada família.
As metodologias do PANDDA permitirão estimular novos comportamentos e envolver os núcleos familiares numa competição saudável pela descoberta de novas possibilidades de gestão da água a nível doméstico, com consequentes poupanças económicas e incremento da sustentabilidade ambiental. É assim objetivo deste projeto fornecer aos cidadãos as ferramentas para mudar hábitos e estratégias de redução de consumos potenciando o uso responsável da água.
Se quer participar com a sua família/agregado familiar neste desafio, está disponível uma ficha de inscrição no sítio web da CM de Reguengos de Monsaraz.