jornalpalavra

jornalpalavra

Capital Europeia da Cultura: Foram 4000 os atletas da “Meia de Évora”

O atual Campeão Nacional de Maratona, José de Sousa, foi o grande vencedor da “Meia de Évora”, que se disputou domingo, dia 26 de novembro, de manhã, na Capital Europeia da Cultura 2027, cumprindo os 21 quilómetros do percurso em 01h05, deixando atrás de si Bruno Paixão (01h06) e Daniel Martins (01h06,47s). Em femininos a vitória sorriu a Doroteia Peixoto que precisou de 01h18 para completar o percurso.
No final da prova, José de Sousa, que corre com a camisola do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, manifestou-se extremamente satisfeito por ter vencido em Évora, “uma prova com umas características muito específicas. Dura e com muita calçada”, disse.
Ainda a pensar em conquistar uma vaga para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, José de Sousa não eleva a fasquia, deixando escapar um “não sei. Vou lutar, mas esse é o meu objetivo pessoal e desportivo”.
Para além de afirmar que a “Meia de Évora” foi muito bem organizada, o vencedor da prova alentejana enalteceu a quantidade de público presente “sempre ao longo do percurso e o facto de passarmos pelas pessoas que iam na caminhada e a disputar os 10 quilómetro tornam esta prova muito especial, em que o calor humano imperou”, frisou.
A vencedora feminina, por seu turno, recordou a sua vitória em 2017, o que lhe permitiu ter conhecimento “de alguma parte do percurso. Estou muito feliz deste meu regresso a Évora, que tem um percurso lindíssimo e que contrasta com a dureza do mesmo”.
Para 2024, ano olímpico, Doroteia Peixoto não avança com grandes objetivos desportivos, realçando que nos próximos tempos irei dedicar-me a algumas São Silvestre e em 2024 “pensarei em fazer a minha estreia numa maratona”. Joana Fonseca (01h20) e a eborense Raquel Cabaço (01h22) ocuparam a segunda e terceira posição na classificação geral feminina.
Nos 10 quilómetros, em masculinos, a vitória sorriu a João Baioa, da Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz, com o tempo de 32m23, que ficou à frente de Gonçalo Varela(32m42) e Luís Martins (35m11), respetivamente.
Em femininos, Margarida Silva (39m47) foi a mais rápida, deixando para trás Carolina Marques (42m58) e Ana Martins (44m19).
A “Meia de Évora”, organizada pela Câmara Municipal de Évora, com o apoio técnico da HMS, contou com a participação de quatro mil atletas, que se dividiram pela Run Kids, no sábado, e depois no domingo de manhã numa caminhada de cinco quilómetros, numa prova de 10km e na prova rainha.
O Presidente da autarquia eborense, Carlos Pinto de Sá, participou na caminhada e o vice-presidente, Alexandre Varela, na Meia Maratona. Outros elementos do executivo municipal marcaram igualmente presença nesta iniciativa desportiva. ◄

Autor