Nota enviada pelo município de Reguengos dá conta da avaliação positiva feita pelo júri nacional do Programa Bandeira Azul relativamente à praia fluvial de Monsaraz. Composto por 30 entidades da administração pública e da sociedade civil, o júri, aprovou e submeteu com recomendação esta candidatura ao júri internacional do Programa Bandeira Azul 2021, que vai deliberar até ao final deste mês.
A praia fluvial de Monsaraz cumpriu os critérios de avaliação sobre boas práticas ambientais, análises da qualidade da água balnear, códigos de conduta ambiental, visitas de controlo nacionais e internacionais/ocorrências, painel comum de informação e atividades de educação ambiental. O júri nacional do Programa Bandeira Azul felicitou o Município de Reguengos de Monsaraz “pelo excelente desempenho na época balnear de 2020, que requereu um envolvimento e um empenho excecionais no cumprimento de regras de segurança”.
A praia fluvial de Monsaraz foi inaugurada em 2017 e todos os anos recebeu a bandeira azul. Em 2019 foi atribuído à praia o primeiro prémio da Praia + Acessível, no âmbito do programa “Praia Acessível – Praia para Todos”.
Assim, a praia de Monsaraz tem a bandeira azul, a bandeira de Praia Acessível e a classificação de Praia Saudável por ter as devidas normas de segurança e de qualidade do ambiente. A praia tem 150 metros de extensão, uma torre de vigilância e posto para os nadadores salvadores, posto médico com desfibrilhador automático externo, duches públicos, cadeiras anfíbias, rampas de acesso à água para utilizadores com dificuldades de mobilidade e estacionamento para 500 lugares, incluindo para veículos de pessoas com mobilidade reduzida.
Os veraneantes podem ainda usufruir das infraestruturas do Centro Náutico de Monsaraz, nomeadamente um bar/restaurante, parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água. Na praia há também espaços para venda de artigos de praia, bebidas, comida rápida e gelados e os operadores disponibilizam passeios de barco e desportos náuticos.
O Município de Reguengos de Monsaraz assinou um protocolo com a Sines Tecnopolo – Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama e a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo para o desenvolvimento do projeto “Internacionalizar + Estações Náuticas do Alentejo”, nomeadamente para as estações náuticas de Monsaraz, de Alqueva – Moura, de Sines, de Avis e de Odemira.
Mais Noticías
Victor Martelo publica livro de memórias
São Marcos do Campo em Festa
14 a 21 de abril: Semana de Oração pelas Vocações